O blog de hoje está super especial pois no dia 08 de março é comemorado o dia internacional da Mulher!

Como todos sabemos, o dia internacional da mulher é comemorado depois de muitas lutas feitas por elas ao decorrer dos anos, em busca de igualdade, espaço e voz ativa! Com isso, as mulheres conseguiram tornar-se indispensáveis no avanço da sociedade. E um dos setores mais beneficiados por elas foi a universo da Moda! No dia da mulher, nada mais justo que homenagear aquelas que revolucionaram o mercado.

Listamos 10 grandes mulheres que deram nomes à vários segmentos da moda. Vamos lá!

Coco Chanel

Coco Chanel conseguiu tornar indispensáveis no guarda-roupa feminino peças como: o colar de pérolas, o tailleur, o cardigã, a bolsa de matelassê, o vestido tubinho preto e as listras navy.

Ela buscou levar ao vestuário da mulher itens emprestados da estética masculina, procurando valorizar o conforto. Coco também foi a primeira estilista a dar seu próprio nome a uma fragrância, a “Chanel nº 5”, que se tornou febre pelo mundo por ser, de acordo com ela mesma, “um perfume de mulher com cheiro de mulher”.

A estilista libertou as mulheres da moda imposta no século 1920 e, desde então, imortalizou o clássico, elegante e sofisticado “estilo Chanel”. Quando faleceu, em 1971, aos 87 anos, ela ainda trabalhava incansavelmente em uma nova coleção.

REVIEW – Alta Costura de Paris: CHANEL (Clique e confira)

Audrey Hepburn

A atriz, ícone dos anos 1950, virou referência de beleza e é admirada e copiada pelas mulheres até hoje. Audrey levou à moda a prova de que a elegância, o charme e a feminilidade podem estar diretamente ligados a simplicidade.

Ela foi responsável por inserir o cocktail dress e as sapatilhas em ocasiões mais especiais e, por causa de seu estilo único, foi musa da grife Givenchy, que produziu o atemporal vestido preto usado por Hepburn no filme Bonequinha de Luxo (1961).

Twiggy

Ela nasceu Lesley Hornby e se tornou Twiggy, a primeira top model do mundo, no início da década de 1960. Além de ícone fashion, ela é reconhecida por popularizar a moda, sendo um dos primeiros ídolos de massa dessa área.

Twiggy fez toda a diferença de sua época justamente por ir na contramão dos padrões de beleza dos anos anteriores, que exaltavam mulheres baixas e cheias de curvas, como Marilyn Monroe. Assim, com seus cabelos curtos, sua beleza andrógina e sua silhueta magérrima, ela revolucionou as passarelas.

RETROSPECTIVA 2017 – As transformações na Moda e na Beleza! (Clique e confira!)

Miuccia Prada

66 anos, é formada em ciências políticas e ex-militante do Partido Comunista Italiano. Ela herdou da família a Prada, que até então era uma marca produtora de bagagens, e a transformou em uma das maisons mais consagradas do mundo.

Miuccia consegue entender o que as mulheres querem para as próximas estações antes de qualquer outra pessoa, e, assim, transforma tudo o que faz em tendência. Mas, por mais feminina que seja a Prada, a estilista procura sempre fugir das coleções sensuais e busca fazer uma moda intelectual, para mulheres inteligentes, bem informadas e inovadoras, com roupas retas e cortes muito bem definidos. Praticamente um auto-retrato.

Vivienne Westwood

Se Londres é considerada a capital da moda rock n’ roll, Vivienne Westwood é, definitivamente, uma das maiores responsáveis por isso. Ao se casar com Malcom McLaren, nos anos 1960, a estilista fundou a marca Let it Rock, que buscava atingir negros e rockers e trazia ousadas roupas em couro com frases eróticas. Com essas roupas, Vivienne vestiu a principal banda da história punk, o Sex Pistols, que era produzida por McLaren e, assim, ganhou o mundo.

Hoje, Vivienne é reconhecida como maior representante da moda inglesa e produz coleções excêntricas e provocadoras, que criticam a política e a sociedade. Ela está presente no line up inglês e no parisiense e apresenta roupas com muito preto, vermelho, couro, xadrez, que buscam sempre expressar seu ideais.

Maria Cândida Sarmento

A alagoana Maria Cândida Sarmento, falecida em 2002, fundou, junto com sua amiga Malba Pimentel de Paiva, uma das grifes mais tradicionais do circuito brasileiro de moda, a Maria Bonita. Maria Cândida nunca teve uma formação específica na área, mas adorava costurar e foi buscar nisso sua profissão. Assim, criou sua primeira butique em Maceió, a Pretinha, uma miniconfecção que também revendia produtos vindos do Sudeste e que fazia muito sucesso na cidade. Mas foi mesmo com a Maria Bonita, nos anos 1970, que a estilista ganhou o país.

O ideal de Maria Cândido sempre foi criar uma moda com suas próprias referências e nunca deixou o regionalismo e o estereótipo nordestino ditar o caminho de suas criações. Assim, ganhou o gosto feminino com suas linhas minimalistas, seus cortes perfeitos e seus blazers sofisticados.

5 mulheres inspiradoras da moda brasileira (Clique e confira!)

Diane Von Furstenberg

A belga Diane Von Furstenberg é ex-princesa e já foi rotulada como “a mulher mais poderosa depois de Coco Chanel”, isso porque a estilista, aos 28 anos, chegou a vender cinco milhões de wrap-dresses, ou vestidos envelopes – sua maior criação. O vestido consagrou Diane para o mundo por ser uma peça coringa, que fica bem em qualquer tipo de mulher. O modelo é considerado um símbolo de liberdade e poder feminino numa época em que o jeans era a peça-chave.

Atualmente, aos 69 anos, a estilista é parte essencial da história do universo fashion e serve de inspiração para diversas outras grifes.

Gisele Bündchen

O que fazer quando não há um título para designar a importância de uma modelo? Inventa-se um, oras. Conhecida como ÜBERMODEL, Gisele Bündchen tem mais de duas décadas de carreira.

Nascida em Horizontina, no Rio Grande do Sul, Gisele participou de seu primeiro desfile aos 14 anos e não parou mais. Desfilou e posou para grandes grifes e, assim, ajudou a colocar o Brasil no mapa da moda mundial. Há mais de uma década, ela ocupa a primeira posição no ranking de tops mais bem pagas do mundo – só em 2014, segundo a Forbes, Gisele faturou 47 milhões de dólares graças a seus contratos milionários.

Anna Wintour

Anna Wintour é editora-chefe da Vogue América e define quem é quem na moda hoje. Com seu cabelo curtinho, seus óculos gigantes e sua silhueta esguia, a editora-chefe da revista Vogue América transformou-se em uma personagem do universo fashion. Tanto na vida real quanto na ficção, já que foi ela que inspirou a personagem Miranda Prietsly, a chefona linha-dura do file “O Diabo Veste Prada”.

Superpoderosa, Anna dita muitas das tendências que mulheres do mundo todo vão querer usar e ajudou a alavancar a carreira de estilistas como Tom Ford, Marc Jacobs, Stella McCartney e John Galliano.

TREND ALERT – Animal Print retorna as grandes tendências!

Marilyn Monroe

Saias plissadas, decotões, cintura marcada, roupas coladas e, nos últimos anos, os saltos agulha, eram indispensáveis no visual da loira. E, cá entre nós, para o look de boa parte das mulheres atuais também, ou não?

Marilyn sempre priorizou a  feminilidade e a sensualidade, ela nunca teve medo de ousar e sempre demonstrou seu estiloE como acontece há décadas, nas próximas estações, todo o seu “guarda-roupa” estará de volta às ruas em versões repaginadas. Tamanha é a influência da atriz que recentemente foi publicado o livro Marilyn in Fashion, de Christopher Nickens.

Mais do que lançar tendências, a atriz mostrou que era possível criar um estilo próprio e adequado ao seu visual curvilíneo! (Ela tinha medidas generosas para os atuais padrões da moda). Mas não foram apenas os seus looks que fizeram história. Os cachinhos dourados, o batom vermelho e a pinta estrategicamente posicionada sobre os lábios estão em alta entre as famosas. Madonna, Taylor Swift e Scarlett Johansson, que inclusive incorporou a diva em uma campanha da Dolce & Gabbana, são adeptas assumidas do visual da musa.

E, para finalizar o blog de hoje, em comemoração ao Dia da Mulher, disponibilizamos um cupom-desconto de 10% para compra de tecidos em nosso site, basta inserir o código: CBVDIADAMULHER
APROVEITE!
Libere seu poder de criação e confeccione sonhos com os tecidos da Casa Boa Vista!
www.casaboavista.com.br
Casa Boa Vista
Casa Boa Vista
Com a tradição de 83 anos, a Casa Boa Vista tem como principal objetivo tornar a experiência de compra de tecidos online mais sensorial, humana e acessível a entusiastas e produtores de moda.