Um decote tem a capacidade de valorizar o corpo ou destruir uma produção. Fechado, aumenta os seios, o que pode ser ótimo (ou péssimo), a depender do gosto da mulher. Aberto, pode alongar o pescoço ou mesmo equilibrar a proporção entre quadris e tronco.
Para acertar na escolha dos modelos que servem melhor aos seus propósitos, cada mulher precisa entender suas formas e saber o que quer valorizar ou disfarçar. Vamos lá!
Em V
Perfeito para a mulher que deseja a sensação de alongamento do pescoço – ideal para quem tem o pescoço um pouco mais curto ou, mesmo que ele seja longo, simplesmente quer que pareça ainda mais comprido. Além disso, o decote chama a atenção para o centro do corpo, tornando-se uma boa escolha para quem quer disfarçar ombros largos, e valoriza todos os tipos e tamanhos de seios.
Canoa
Por criar uma linha horizontal na parte alta do tronco, o decote canoa dá a ilusão de os ombros serem maiores. Ou seja, é uma ótima opção para quem tem os quadris mais largos que os ombros, já que equilibra a proporção entre essas duas partes do corpo.
Gola redonda
Ela “fecha” o colo, dando a impressão de que os seios são maiores. Excelente para quem tem pouco busto e quer turbinar o look naturalmente, mas as donas de seios avantajados devem ficar atentas se o resultado final voluptuoso lhes agrada. Uma dica para disfarçar o volume, neste caso, é usar com a gola redonda um colar de peso visual que vá até o meio dos seios – ele vai provocar uma ilusão de ótica de um decote em V e chamar mais a atenção para o alongamento do pescoço do que para os seios.
Tomara que caia
Ótimo para quem tem seios pequenos, que “seguram” bem o decote, pois ajuda a equilibrar as proporções entre os ombros e o busto. Também deixa mais harmonioso o corpo de quem tem quadris largos e tronco estreito (o formato pera). Já quem tem seios maiores só deve usar um tomara que caia se tiver muita confiança em que vá se sentir confortável com ele e não vá ficar puxando a blusa ou vestido para cima o tempo todo.
Turtleneck
A gola alta fecha totalmente o colo, fazendo com que toda a atenção fique voltada para seios e ombros. Assim, pode ser usada sem preocupações por tem tem busto pequeno ou médio e com os mesmos cuidados da gola redonda por quem tem seios grandes. Modelos turtleneck estão super em alta e ficam bem em tops com ou sem mangas, cropped ou longos.
Gostou das dicas? Agora você pode brincar com a sua silhueta, sem erro, apresentando diferentes formas visuais!