Os modelos plissados surgiram com força total e aparecem em saias, blusas, vestidos e também em detalhes de barrados, golas e mangas. Para fazer uma roupa usando essa técnica, recomenda-se calcular o triplo de tecido que seria necessário a uma versão lisa. “o material sintético é o melhor para fixar os vincos”, explica Francisca scheck, professora de modelagem. “A seda e o algodão puros até ficam com as pregas, mas normalmente elas saem na primeira lavagem”, adverte ela, que há 20 anos aprendeu a arte de plissar.
-
Você vai precisar de:
· 1m de tecido sintético, como organza ou chifon
· 6 folhas sulfites tamanho A2, gramatura 40
· 3 pacotes de gelatina incolor sem sabor
· 2 xícaras (chá) de álcool líquido
· 2 xícaras (chá) de água fervente
· 2 xícaras (chá) de água fria
· 50cm de morim (tecido com tramas abertas)
Vamos as etapas!
1 – Passo
Una as folhas de sulfite pelas bordas com cola branca no tamanho exato do tecido que vai usar. em seguida, use um lápis para traçar linhas com a mesma largura do plissado. no exemplo ao lado, usamos intervalos de 3 cm entre elas. A cada dois traços contínuos, risque dois pontilhados. A primeira linha pontilhada deve ser dobrada para cima e a segunda para baixo, dando forma às pregas
2. Passo
Despeje a gelatina em pó em um balde que comporte o tecido. adicione a água fervente aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Depois que dissolvê-la, coloque a água fria e então o álcool. coe o líquido no morim para tirar eventuais bolinhas de gelatina.
3. Passo
Deixe-o descansar submerso na mistura por 15 minutos. Depois, esprema-o para tirar o excesso do líquido. abra o molde de papel com as pregas totalmente planas e cubra-o com o tecido molhado. tenha cuidado para alinhá-lo com perfeição. se sobrar nas bordas, deixe para cortar no final.
4. Passo
Aos poucos, dobre o tecido molhado seguindo os vincos do papel. a tendência é que o molde grude na superfície, então tenha cautela para não rasgá-lo. puxar um pouco de cada vez facilita o trabalho.
5. Passo
Coloque um pano fino sobre o material dobrado e passe com ferro em temperatura média para fixar bem os vincos. a melhor opção é deixar secar ao natural, mas, se estiver com pressa, use o secador de cabelo com cuidado para não desfazer as pregas.
6 e último passo
Durante a secagem, passe o ferro por mais três ou quatro vezes para que as pregas fiquem bem marcadas. Quando estiver totalmente seco, retire o tecido do molde e estará pronto. agora é só fazer a sua peça.
E aí, gostou da nossa dica de hoje? Super interessante né?!
Não deixe de nos acompanhar pelas redes sociais e saber mais sobre nossos tecidos! 😉