fundo parallax

A beleza do acabamento da Costura Francesa

Se você acompanha nossas postagens aqui no blog, já deve ter visto que nós adoramos dar algumas dicas de como aperfeiçoar ainda mais seu trabalho, tanto em se tratando de costura, quanto atendimento, acabamento e em como você investe em qualificação, não é mesmo?

Hoje nós vamos trazer aqui uma das técnicas de costura que é adorado por aquelas que tem o prazer de deixar as peças bonitas interna e externamente. É a técnica da costura francesa!

Esta técnica vai ser muito útil para você se:

  • Você quiser dar um acabamento fino na peça;
  • Você quiser fazer uma peça dupla-face;
  • Você não tiver uma máquina overlock para limpar os fios soltos depois de costurar com a máquina reta;
  • Você se distraiu e acabou costurando a peça primeira do lado direito e o tecido for muito fino e pode estragar na hora de descosturar.

Pontos de atenção:

É muito importante destacarmos que se você precisa costurar grandes quantidades, esta técnica pode não ser a mais indicada, pois cada peça irá passar pela máquina o dobro de vezes do que o normal. Nestes casos, a melhor saída seria adquirir uma máquina especializada para acabamentos.

Outro ponto fundamental é o tipo de tecido. Pois como a costura francesa consiste em deixar o tecido em camadas, tecidos com fios grossos, como o tweed, podem não ser os mais indicados para usar.

Como funciona?

Explicando de forma simples, a técnica da costura francesa consiste em:

  • Costurar primeiro o lado direito da peça deixando espaço da largura do calcador da máquina,
  • Cortar o excesso rente a costura,
  • Virar a peça e acertar a costura no lado avesso,
  • Costurar o lado do avesso da peça.

 

Buscamos um vídeo d’A Costureirinha, Elisa Dantas, para exemplificar melhor o passo-a-passo:

 

E a finalização da peça vai ficar linda tanto por dentro, quanto por fora!

 

Gostou da nossa dica? Nós indicamos que você use tecidos leves, como algodão, crepe, viscose e até de camisaria para esta técnica.

Nesta semana postamos várias novidades no site que combinam perfeitamente com este momento de meio estação.
   

E você? Quais tecidos gosta de usar para aplicar a técnica da costura francesa? Quais tecidos gostaria de ver mais em nossa loja online? Compartilhe conosco nos comentários!

Casa Boa Vista
Casa Boa Vista
Com a tradição de 83 anos, a Casa Boa Vista tem como principal objetivo tornar a experiência de compra de tecidos online mais sensorial, humana e acessível a entusiastas e produtores de moda.