Se você em algum momento já trabalhou com grandes confecções provavelmente já ouviu falar da famosa peça piloto. Para as indústrias, nenhuma roupa que vai para a parte da produção em série pode começar sem uma peça piloto. Mas será que para pequenas produções, como uma coleção cápsula, ou um vestido apenas, vale a pena fazer uma peça piloto?
Se você começou a costurar há pouco tempo, nossa recomendação é de que antes de fazer qualquer peça você garanta seu trabalho fazendo uma peça piloto. Mas se você já tem experiência na área, deve saber que a recomendação geral para peças piloto vão especialmente na hora de confeccionar vestidos de festa.
Hoje nós compilamos algumas razões para que você entenda a importância dessa parte do processo. Vamos lá?!
Leia também: Vantagens de fazer atendimento em domicilio
Quando se faz roupas sob medida com tecidos finos, como vestidos de noiva, por exemplo, as medidas da pessoa costumam ser tiradas em todas as provas. A primeira para começar a peça, a segunda para ajustes e a terceira para finalização. Mas se você faz uma peça piloto logo após a primeira prova, a chance de precisar ajustar a peça é muito menor. Isso se a cliente não engordar ou emagrecer.
Nada pior do que ter que desfazer uma peça inteira por causa de uma falha de comunicação, não é mesmo? Por isso é sempre importante fazer a prova com a peça piloto na cliente, pois se ela quiser fazer ajustes, mudar de ideia, a chance de corrigir será dada e você não terá que ficar desfazendo a peça original cortada e costurada.
Nós falamos neste post aqui sobre bons acabamentos nas peças. Então você pode considerar a peça piloto como uma dica extra. Fazendo a peça-teste você já vai identificar os cuidados que deverá tomar na hora de montar a original, consequentemente terá menos trabalho e mais tempo para cuidar com carinho dos acabamentos.
E o mais importante de tudo. Você não precisa se preocupar com os gastos de tecido para preparar a peça piloto. Basta comprar TNT, ou algodão cru, que são fáceis de encontrar e podem ser reutilizados depois.
Gostou das dicas? Que tal compartilhar aqui conosco se você costuma fazer ou não peças piloto nas suas criações?