fundo parallax

Construir peças de roupas do começo ao fim é, além de um processo de aprendizado, um exercício de paciência. O sábio ditado diz que a prática leva à perfeição e em se tratando de costurar, ele certamente se encaixa.

Listamos aqui algumas dicas para te ajudar a ter o resultado final cada vez mais de qualidade nas suas criações!

 

1 – Linha e agulha nas espessuras corretas

Cada tecido tem uma especificidade e tamanho certos das ferramentas para se usar. A escolha errada no tamanho da agulha ou tipo de fio, por exemplo, pode causar fios puxados nas peças ou até problemas de enrolar a linha na máquina.

Por isso, as agulhas mais finas são melhores para costurar lingeries que têm rendas, tules leves e seda. Tecidos mais rústicos como jeans podem ser costurados com agulhas de espessura maior. Ou seja: quanto maior o número da agulha, mais grosso será o tecido.

 

2 – Toque do tecido

A qualidade do tecido e o toque dele também vão influenciar diretamente no tipo de peça que você vai fazer. Preste sempre atenção na qualidade da marca, teste ele no caimento que você pretende costurar a peça.

** Pesquise no site da Casa Boa Vista e lembre-se de pedir por amostras!

 

3 – Evite o susto de uma peça encolhida

Uma dica muito importante se você vai costurar tecidos como viscose e linho: procure sempre lavar antes de costurar, pois esse tipo de fio costuma encolher depois do contato com a água e é melhor você evitar este susto com as clientes no pós-venda.

Veja aqui nos post sobre como lidar com clientes difíceis

 

4 – Diga não ao desperdício

Evite os erros na hora do corte e o desperdício de tecidos. Faça um plano de corte na sua mesa. Distribua o tecido na superfície e coloque todos os moldes em cima do tecido. Lembre-se de respeitar as margens de costura e mantenha uniformidade no corte. Alinhave toda a peça antes de passar na máquina. Isso vai facilitar seu momento de costura.

 

Tem mais dicas que podem ser usadas? Deixe nos comentários e compartilhe com as colegas.

Casa Boa Vista
Casa Boa Vista
Com a tradição de 83 anos, a Casa Boa Vista tem como principal objetivo tornar a experiência de compra de tecidos online mais sensorial, humana e acessível a entusiastas e produtores de moda.