Moulage – Conhecendo a técnica

Você conhece a técnica de moulage? Sabe como ela funciona? Para que e quando ela é utilizada? É melhor do que a modelagem plana? Muitas pessoas desconhecem esse método maravilhoso de modelar roupas. Se você é uma dessas pessoas, tudo bem, chegou sua vez de conhecer. Se você já conhece, aproveite este post para aprender mais!

A técnica de Moulage trabalha a partir da modelagem tridimensional realizada diretamente sobre o corpo ou base tridimensional. Isso permite a visualização da peça antes mesmo dela estar confeccionada, ou seja, o estilista pode trabalhar livremente com o tecido sobre o corpo, dando a forma que desejar, observando o caimento do tecido, eliminando de imediato qualquer defeito e determinando seu comprimento, volumes aplicados, texturas e muito mais.

Observe que é necessário conhecer muito bem a técnica de modelagem para saber utilizar a técnica de Moulage, pois como trabalhamos com tecidos, precisamos respeitar igualmente o sentido do fio, a criação de pences, conhecer a estrutura do corpo (a localização da cintura, quadril, busto/tórax e etc), saber corrigir o molde, transferir a peça para o papel, interpretar o modelo a ser trabalhado e graduar a peça.

As aplicações da técnica de moulage são infinitas e podem ser utilizada para criar qualquer peça, desde um vestido de gala até um biquíni, porém é um pouco mais trabalhoso e demorado, por isso para peças muito simples é aconselhado utilizar a modelagem plana, e para as modelagens mais complexas, com volumes e formas inusitadas é indicado a técnica de Moulage.

Atualmente são poucos os modelistas que dominam a técnica de Moulage e nem todas as indústrias procuram ou necessitam de profissionais que dominem esta técnica, porém este conhecimento agrega e contribui muito para o desenvolvimento de uma boa modelagem plana, pois a Moulage permite que o modelista confira no final do processo de construção o molde planificado da sua criação e, com isto, que ele assimile as novas formas encontradas, além de o profissional ter um maior domínio sobre sentido do fio, caimento de tecidos e um controle superior sobre como eliminar os defeitos da peça.

Confira o processo da moulage no vídeo abaixo:

Casa Boa Vista
Casa Boa Vista
Com a tradição de 83 anos, a Casa Boa Vista tem como principal objetivo tornar a experiência de compra de tecidos online mais sensorial, humana e acessível a entusiastas e produtores de moda.