fundo parallax

Bainha de Lenço: A Técnica Curinga das Costureiras

Se você acompanha nossas postagens já sabe. Todo mês trazemos aqui dicas de acabamentos e técnicas infalíveis para você melhorar o acabamento de suas peças. Hoje vamos falar sobre como fazer uma bainha de lenço, uma técnica prática e que deixa qualquer peça com um acabamento de classe!

 

Em quais casos é mais usada?

A técnica é muito usada para tecidos leves, como seda, crepe de seda, viscose. Ela cai bem para acabamentos em saias, vestidos, batas e até camisas sociais e barras de calças que são mais esvoaçantes. Em resumo: a bainha de lenço é a saída para dar um belo acabamento a tecidos leves e escorregadios.

 

O que é a bainha de lenço?

Simples de fazer, este tipo de recurso é bastante usado pelas criadoras por deixar qualquer peça com o acabamento digno de alta costura. Para fazer a baínha de lenço você precisa deixar pelo menos um centímetro para a barra da peça. Costure com a margem de costura de um calcador (média de meio centímetro), ou até mais rente ao fim da peça.

Depois corte rente da costura a sobra de tecido. Após esse procedimento vire mais uma vez o tecido em cima da costura, que vai servir de base para que você passe mais uma vez a costura no tecido, fazendo assim o acabamento ficar perfeito.

As dicas de ouro são: lembre-se de tirar o excesso bem rente a linha da costura e, quando costurar o tecido por cima da linha, faça com o pezinho do calcador bem próximo do fim do tecido (se possível, com menos de meio centímetro).

A linha como fio condutor para finalização da costura permite dar mais firmeza no momento final, o que deixa o trabalho da costureira mais fácil. Existe também um calcador especial para você fazer este tipo de trabalho e te ajudar ainda mais no cotidiano!

 

Gostou das nossas dicas? Temos diversos tecidos especiais com desconto na nossa loja online para você começar a praticar!

 

Casa Boa Vista
Casa Boa Vista
Com a tradição de 83 anos, a Casa Boa Vista tem como principal objetivo tornar a experiência de compra de tecidos online mais sensorial, humana e acessível a entusiastas e produtores de moda.