fundo parallax

Para quem ainda não tem o seu próprio ateliê de moda, é bem difícil dar o primeiro passo e empreender. Isto pode acontecer por várias razões: medo de tomar esta grande decisão, confiança na qualidade das suas habilidades de costura, conciliar o atual emprego com o projeto do ateliê e muitas vezes, pouco recurso financeiro.

Separamos 4 dicas para você tirar do papel o tão sonhado ateliê de moda. Com determinação e estas dicas seu sonho vai estar muito mais próximo de se realizar.

 

1 – Seja organizada

Ao abrir o seu ateliê, você terá que ser organizada, pois terá que executar as tarefas em várias áreas (Costurar, tirar os moldes, cuidar das finanças, alimentar as redes sociais). Muito provavelmente, no começo, o ateliê não terá recursos para contratar profissionais para as áreas que você não domina e para que tudo corra bem, ser organizada é fundamental para dar conta de tudo e ainda deixar o seu espaço de trabalho mais agradável.

Escreva todas as atividades e compromissos da sua agenda semanal em um papel, assim você terá uma visão geral de todas as tarefas que precisa executar para conseguir prioriza-las. Você vai ter que “se virar” para cuidar de tudo, por este motivo, força de vontade para aprender coisas novas e de realizar tarefas diferentes, é fundamental. 

 

2 – Avise seus contatos

Você precisará criar uma rede de clientes e, quem não tem muitos recursos para divulgar seu ateliê nos canais de comunicação, deve encontrar outra forma de atrair consumidores. Seja pró ativa e avise seus familiares, amigos, e os lugares onde você compra seus materiais. Um vai contando ao outro sobre o seu ateliê e desta maneira você vai ampliando seus clientes. Aos poucos as indicações começam a aparecer e tudo que você precisa fazer é incentivar que este cliente também te indique para alguém e assim por diante. Invista no marketing boca-a-boca e sempre pesquise novos públicos para abordar pessoalmente, confie no poder da sua rede de contatos.

 

3 – Busque o diferencial

Para se destacar entre os outros ateliês, você precisa mostrar a autenticidade no seu trabalho, esqueça aquela velha disputa por preço e busque qualificar o seu serviço. Procure uma nova técnica de costura ou um bordado que está na moda, desta forma você terá mais recursos para interpretar seus modelos e mostrar o seu diferencial. Existem diversas formas de obter conhecimento sem gastar, pesquise por vídeo-aulas, há diversos canais que ensinam novas técnicas, que auxiliará no diferencial do ateliê.

Aqui no blog, já falamos sobre os melhores canais sobre costura do youtube, se quiser dar uma olhadinha clique aqui.
 

4 – Busque feedback

Busque sempre saber com seus clientes o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Escute-o com atenção, pois é a partir do feedback deles, que poderá continuar o que está dando certo e também buscar alternativas para o que precisa ser mudado. Por este motivo, deixe o e-mail, telefones, WhatsApp e as redes sociais à disposição deles. E tenha em mente que deverá responder a todos, com cordialidade, aproveitando a oportunidade para criar laços com seus clientes.

Casa Boa Vista
Casa Boa Vista
Com a tradição de 83 anos, a Casa Boa Vista tem como principal objetivo tornar a experiência de compra de tecidos online mais sensorial, humana e acessível a entusiastas e produtores de moda.