Dica – Como fazer plissado em casa!

Os modelos plissados surgiram com força total e aparecem em saias, blusas, vestidos e também em detalhes de barrados, golas e mangas. Para fazer uma roupa usando essa técnica, recomenda-se calcular o triplo de tecido que seria necessário a uma versão lisa. “o material sintético é o melhor para fixar os vincos”, explica Francisca scheck, professora de modelagem. “A seda e o algodão puros até ficam com as pregas, mas normalmente elas saem na primeira lavagem”, adverte ela, que há 20 anos aprendeu a arte de plissar.

Vamos as etapas!

1 – Passo

Una as folhas de sulfite pelas bordas com cola branca no tamanho exato do tecido que vai usar. em seguida, use um lápis para traçar linhas com a mesma largura do plissado. no exemplo ao lado, usamos intervalos de 3 cm entre elas. A cada dois traços contínuos, risque dois pontilhados. A primeira linha pontilhada deve ser dobrada para cima e a segunda para baixo, dando forma às pregas

2. Passo

Despeje a gelatina em pó em um balde que comporte o tecido. adicione a água fervente aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Depois que dissolvê-la, coloque a água fria e então o álcool. coe o líquido no morim para tirar eventuais bolinhas de gelatina.

3. Passo

Deixe-o descansar submerso na mistura por 15 minutos. Depois, esprema-o para tirar o excesso do líquido. abra o molde de papel com as pregas totalmente planas e cubra-o com o tecido molhado. tenha cuidado para alinhá-lo com perfeição. se sobrar nas bordas, deixe para cortar no final.

4. Passo

Aos poucos, dobre o tecido molhado seguindo os vincos do papel. a tendência é que o molde grude na superfície, então tenha cautela para não rasgá-lo. puxar um pouco de cada vez facilita o trabalho.

5. Passo

Coloque um pano fino sobre o material dobrado e passe com ferro em temperatura média para fixar bem os vincos. a melhor opção é deixar secar ao natural, mas, se estiver com pressa, use o secador de cabelo com cuidado para não desfazer as pregas.

6 e último passo

Durante a secagem, passe o ferro por mais três ou quatro vezes para que as pregas fiquem bem marcadas. Quando estiver totalmente seco, retire o tecido do molde e estará pronto. agora é só fazer a sua peça.

E aí, gostou da nossa dica de hoje? Super interessante né?!

Não deixe de nos acompanhar pelas redes sociais e saber mais sobre nossos tecidos! 😉

Casa Boa Vista
Casa Boa Vista
Com a tradição de 83 anos, a Casa Boa Vista tem como principal objetivo tornar a experiência de compra de tecidos online mais sensorial, humana e acessível a entusiastas e produtores de moda.