FASHION ALERT: H&M é acusada de queimar 12 toneladas de roupas por ano!

ASSUNTO SÉRIO: Segundo o site “Fashion United”, o programa de TV dinamarquês “Operation X” começou a investigar o que acontecia com as roupas que não eram vendidas na rede e chegou à conclusão que a superprodução excedente é incinerada pela marca!

A apuração dos jornalistas os levou pra uma empresa de eliminação de resíduos chamada Kara/Noveren, onde 30.000 calças jeans com etiqueta foram entregues pra incineração. E outra investigação descobriu que a companhia havia queimado 60 toneladas de vestuário novo da H&M desde 2013 – ou seja, 12 toneladas por ano (!!!)

Você consegue imaginar o impacto que esta ação trouxe ao meio ambiente? Desde a captura do material até os químicos espalhados durante a incineração?

Segundo porta-voz da gigante de moda, “as roupas apresentadas no programa são ordens interrompidas que foram enviadas pra incineração por causa do molde ou porque não cumprem restrições químicas rigorosas,” e acrescentou que as calças tinham uma grande quantidade de chumbo.

O “Operation X” conseguiu dois pares de calças que iam ser queimados e comprou dois modelos da loja pra serem avaliados (e comparados) em laboratório. Eles afirmam que nenhuma das peças testadas apresenta vestígios de mofo e que o nível de chumbo encontrado nas calças que vieram da empresa de resíduos era de apenas 1/10 do valor limite permitido, até menor que o percentual do chumbo das outras duas.

A H&M rebateu enfatizando que os testes realizados pelo programa de TV diferem dos seus, e que eles seguem normas de segurança pra preservar seus clientes. A fast-fashion também disponibilizou os resultados de seu teste online. Vale lembrar que a marca já foi acusada em 2010 de cortar e despejar no lixo milhares de sacolas de roupas em NY.

Já conseguiu imaginar o que poderia ser feito com todo este tecido desperdiçado?

O que você acha de tudo isso? Conte pra gente nos comentários!

Casa Boa Vista
Casa Boa Vista
Com a tradição de 83 anos, a Casa Boa Vista tem como principal objetivo tornar a experiência de compra de tecidos online mais sensorial, humana e acessível a entusiastas e produtores de moda.