fundo parallax

Não tem volta. O movimento de consumo consciente chegou ao Brasil para ficar e as novas gerações de consumidores querem mais é saber da reputação das marcas que consomem. Hoje vamos te contar um pouquinho do que é o conceito de Slow Fashion e como ele pode afetar sua vida.

 

Afinal, o que é Slow Fashion?

O termo que significa em português literal “moda devagar”, mas que pode ser chamado no Brasil como moda consciente, começou a ser usado na Europa, como um empréstimo do conceito de slow food, que questiona a produção industrializada e em larga escala de comidas e propõe a conscientização das pessoas em relação ao consumo.

Trazendo este conceito para a moda, fica fácil de entender: o Slow Fashion propõe a reflexão do Fast Fashion, que hoje é o que movimenta o mercado da moda em larga escala. Além disso, tem como principal corrente de pensamento o minimalismo, que de forma resumida, critica o consumo desenfreado e sugere desacelerar a vida e prestar mais atenção ao que já foi produzido, no lugar de usar dos recursos naturais e escassos para produzir mais produtos que não precisamos.

 

O que isto significa?

No âmbito da moda, o Slow Fashion traz para a pauta:

– A discussão ética na contratação de mão-de-obra;

– A valorização da produção local e artesanal;

– Desperdício de água na produção das peças;

– A utilização de produtos químicos no tingimento e lavação das roupas;

– A durabilidade das peças;

– A conscientização da real necessidade de adquirir algo.

 

Como isso afeta o trabalho de pequenas produtoras?

As razões citadas acima são combustível para que surjam pequenas marcas com a proposta de slow fashion. Além disso, a produção em pequena escala e artesanal retoma e valoriza o trabalho de costureiras que fazem peças sob-medida, modistas e criadoras de peças exclusivas.

Por isso a Casa Boa Vista acredita no poder do Slow Fashion e na chance de inovar e empreender mesmo em seu ateliê em casa. Se você se sentir inspirada a começar uma produção, mesmo que pequena, nós indicamos a leitura dos posts sobre coleção cápsula, escolha da paleta de cores e também sobre a importância dos acabamentos nas peças.

Além disso, temos trazemos em nosso site tecidos de fornecedores confiáveis com materiais de qualidade que irão garantir a durabilidade de suas criações. Veja as novidades desta semana!

E você? Conhece ou tem alguma marca de Slow Fashion e quer indicar? Deixe nos comentários!

Casa Boa Vista
Casa Boa Vista
Com a tradição de 83 anos, a Casa Boa Vista tem como principal objetivo tornar a experiência de compra de tecidos online mais sensorial, humana e acessível a entusiastas e produtores de moda.