fundo parallax

Se você é criadora e trabalha com moda, certamente já tem clareza de quão necessário é ter paixão e organização no momento de dar vida às suas ideias. Aqui na Casa Boa Vista nós acreditamos que para se tornar empreendedora, o primeiro passo é ter força de vontade e acreditar no projeto. Por isso, a pergunta que te fazemos é a seguinte: você já se perguntou sobre como viabilizar financeiramente seu projeto?

Os desafios do empreendedorismo não estão longe da organização que você provavelmente já conhece no seu cotidiano. Por isso, hoje vamos te mostrar que é possível empreender, criar e manter a criatividade.

Gostar de costurar, criar e transformar matéria-prima em produto, além de exigir prática e talento, também exige organização e criatividade. Mas qual a relação disso com o empreendedorismo?

 

As características do empreendedor

Pode-se dizer que para empreender é preciso ter, acima de qualquer coisa, força de vontade. Se você acredita que tem condições de fazer seu projeto ser viável financeiramente e gosta do que faz, já tem o primeiro passo.

Além disso, empreender é sempre buscar melhorar. Ou seja: se você tem como ponto forte a criatividade e precisa melhorar seu aprendizado em gestão financeira, por exemplo, é preciso olhar atentamente para este ponto, pois ele será crucial para seu negócio manter-se de pé.

Outras características fortes dos empreendedores de sucesso são: persistência, visão de futuro, apreço por inovação e liderança. Afinal, para conseguir fazer um projeto prosperar é necessário muito trabalho, capacidade de adiantar os problemas que aparecerão, olhar sempre para as novidades do mercado e, claro, ter pensamento de liderança para manter-se motivada.

 

A relação com a costura e criação

Mas o que isso tem a ver com o universo criativo? Tudo!

Afinal, para começar a criar uma peça, por exemplo, é preciso: entender o conceito que se quer, desenvolver a ideia, encontrar o material, produzir, finalizar, divulgar e vender. Ufa!

Perceba que o processo tem toda a relação com o que falamos sobre as características que mencionamos antes: pois, para desenvolver é preciso trabalhar em todas as etapas; a visão de futuro está sempre impressa no desenvolvimento da ideia e no adiantamento de problemas; e a produção é inerente da criatividade. Já para divulgar e vender é preciso estar motivada a buscar novas referências.

Por isso, se você sentiu-se representada na maior parte do que descrevemos, já pode começar a pensar em transformar seu projeto em um negócio.

 

Por onde começar?

Nossa sugestão para você que pretende profissionalizar sua produção e fazer disso um negócio rentável é: entenda seus processos. Coloque no papel toda a jornada, do começo ao fim e enxergue quais são os seus gargalos. Ou seja: se você atua como costureira e tem um ateliê, coloque na ponta do lápis todo o processo: criar a ideia, a modelagem, comprar o tecido, cortar, costurar, finalizar a peça, colocar etiquetas, empacotar, vender, divulgar.

Após organizar o caminho, entenda quais seus pontos fortes e quais os pontos fracos.

Tenha paciência e persistência, assim como os empreendedores. É muito comum que para conseguir organizar a casa você desanime, mas lembre-se de manter a motivação alta para que mais na frente você consiga realizar seu sonho!

Estamos aqui para te apoiar a realizar o que você acredita, por isso buscamos os melhores fornecedores, trazemos conteúdo e sempre temos novidades na nossa loja online.
Confira!

Casa Boa Vista
Casa Boa Vista
Com a tradição de 83 anos, a Casa Boa Vista tem como principal objetivo tornar a experiência de compra de tecidos online mais sensorial, humana e acessível a entusiastas e produtores de moda.
  • laura bittencourt

    Seu comentário esta aguardando aprovação

    Empreender no ramo de costura? É aqui mesmo!
    O link abaixo vai te direcionar pra um curso baratinho e de muita qualidade que vai te guiar no ramo de empreender com costura para conseguir a tão sonhada liberdade financeira!

    https://go.hotmart.com/X62268364W
    Material de excelência