fundo parallax

Se você em algum momento já trabalhou com grandes confecções provavelmente já ouviu falar da famosa peça piloto. Para as indústrias, nenhuma roupa que vai para a parte da produção em série pode começar sem uma peça piloto. Mas será que para pequenas produções, como uma coleção cápsula, ou um vestido apenas, vale a pena fazer uma peça piloto?

Se você começou a costurar há pouco tempo, nossa recomendação é de que antes de fazer qualquer peça você garanta seu trabalho fazendo uma peça piloto. Mas se você já tem experiência na área, deve saber que a recomendação geral para peças piloto vão especialmente na hora de confeccionar vestidos de festa.

Hoje nós compilamos algumas razões para que você entenda a importância dessa parte do processo. Vamos lá?!

Leia também: Vantagens de fazer atendimento em domicilio

1 – As medidas perfeitas

Quando se faz roupas sob medida com tecidos finos, como vestidos de noiva, por exemplo, as medidas da pessoa costumam ser tiradas em todas as provas. A primeira para começar a peça, a segunda para ajustes e a terceira para finalização. Mas se você faz uma peça piloto logo após a primeira prova, a chance de precisar ajustar a peça é muito menor. Isso se a cliente não engordar ou emagrecer.

2 – A chance de corrigir

Nada pior do que ter que desfazer uma peça inteira por causa de uma falha de comunicação, não é mesmo? Por isso é sempre importante fazer a prova com a peça piloto na cliente, pois se ela quiser fazer ajustes, mudar de ideia, a chance de corrigir será dada e você não terá que ficar desfazendo a peça original cortada e costurada.

3 – O acabamento

Nós falamos neste post aqui sobre bons acabamentos nas peças. Então você pode considerar a peça piloto como uma dica extra. Fazendo a peça-teste você já vai identificar os cuidados que deverá tomar na hora de montar a original, consequentemente terá menos trabalho e mais tempo para cuidar com carinho dos acabamentos.

E o mais importante de tudo. Você não precisa se preocupar com os gastos de tecido para preparar a peça piloto. Basta comprar TNT, ou algodão cru, que são fáceis de encontrar e podem ser reutilizados depois.

 

Gostou das dicas? Que tal compartilhar aqui conosco se você costuma fazer ou não peças piloto nas suas criações?

Casa Boa Vista
Casa Boa Vista
Com a tradição de 83 anos, a Casa Boa Vista tem como principal objetivo tornar a experiência de compra de tecidos online mais sensorial, humana e acessível a entusiastas e produtores de moda.